quinta-feira, abril 05, 2007

V inspira protesto nos EUA

Após a adaptação cinematográfica de V de Vingança, a graphic novel de Alan Moore e David Lloyd, parece que V tornou-se símbolo dos movimentos de protesto contra tudo que anda errado nos Estados Unidos. Na última sexta-feira, 30 de março, manifestantes da organização We The People, que diz que a Constituição dos EUA não está sendo respeitada pelo atual governo, levantaram cartazes e faixas diante da Casa Branca vestidos com a roupa e a máscara do personagem dos quadrinhos.

Assista:

Os manifestantes dizem que a guerra contra o Iraque, os ataques às liberdades individuais e os problemas com as leis de imigração são questões que, da forma como estão sendo tratadas pelo governo Bush, desrespeitam a Constituição. O grupo já enviou várias petições à Casa Branca apontando estes problemas, mas não recebeu resposta - por isso organizou a manifestação.

Provavelmente não é intencional, mas o site da fundação faz referência a outra HQ: Give Me Liberty é o nome original de Liberdade, primeira história da personagem Martha Washington, de Frank Miller e Dave Gibbons. Quadrinhos, pelo jeito, são uma das principais fontes de inspiração dos ativistas políticos hoje em dia.

Via Omelete

Nenhum comentário: